INTELIGÊNCIA GEOPOLÍTICA
Fim do mundo multipolar
Com a decadência dos Estados Unidos da América e da Europa e a ascensão dos BRICS, a multipolaridade está se consolidando. No entanto, o Brasil e a América Latina de uma forma geral, ainda tem suas economias muito atreladas as economias decadentes, representando um risco sistêmico.
O que tem dos BRICS no Brasil?
Começando pela Rússia, porque não tem nenhum banco ou incorporadora russa atuando no Brasil? Será que não temos mercado para os carros da Aurus? E considerando os BRICS, porque a presença de empresas russas é tão pequena no Brasil?
Porque não temos um Centro de Inovação dos BRICS e Escola de Negócios dos BRICS, só para citar alguns exemplos?
Proposta
Identificar e mapear a dependência tecnológica e a exposição do mercado financeiro às economias decadentes, propondo soluções e iniciativas que assegurem independência além de parcerias estratégicas.
Além disso, propomos difundir a imensa riqueza cultural dos países dos BRICS, e combater a desinformação, a russofilia e a sinofobia.
Não propomos um isolamento ou qualquer antipatia e com os Estados Unidos ou os países da Europa Ocidental, com os quais temos profundas ligações históricas e culturais, de onde vieram a maior parte de nossos ancestrais. A ideia é assegurar um desenvolvimento independente e promover parcerias estratégicas.
Projetos
HUMINT.NETWORK - Um contraponto ao uso da inteligência artificial, uma vez que este não é capaz de resolver problemas significativos e uma aposta na inteligência coletiva humana.
A ideia é ser uma espécie de rede social focada no compartilhamento de conhecimento e recursos focado na solução de problemas, com uma "arquitetura" coleta > disseminação.